quarta-feira, 30 de julho de 2008

BLOG EDUCATIVO

A rede mundial de computadores encurtou distâncias de uma forma inacreditável até pouco tempo atrás. Hoje basta um clique no mouse e é possível instantaneamente estar plugado com o outro lado do mundo. No entanto, a maior revolução que a Internet trouxe não é a facilidade de acesso a informações, mas a possibilidade do usuário “interagir”, podendo interferir nesse processo, sendo autor e não apenas receptor de informações. São várias as ferramentas que
possibilitam isso, mas especialmente uma delas tem alcançado grande espaço na mídia virtual nos últimos tempos: o blog.
O blog educacional ainda tem história curta, mas revela-se como uma poderosa ferramenta interativa, que possibilita aos educandos e educadores publicar suas produções e interagir com outras pessoas, tornando-se autores, construtores de conhecimento, formando redes virtuais de aprendizagem, as quais utilizam estratégias comuns para elaboração de projetos colaborativos.
O blog é uma página interativa que permite publicações em forma de diário, em ordem cronológica e admite comentários dos internautas. É uma ferramenta de fácil utilização, que não exige maiores conhecimentos de programação, o que facilita que milhares de pessoas publiquem suas idéias. Os blogs proliferaram-se rapidamente com diferentes funcionalidades. Inicialmente
foram usados pelos adolescentes como diários virtuais, depois passaram a ser utilizados por políticos, empresas, jornalistas e para divulgar os mais diversos temas. Recentemente passou a ser considerado também como uma ferramenta educacional.
Na educação, os blogs oferecem múltiplas opções de atividades tanto ao educando quanto ao educador. É possível fazer intercâmbio com outras escolas ou com turmas da mesma escola para debater o mesmo tema, publicar textos e opiniões favorecendo a produção escrita e a leitura. Têm grande poder de comunicação: oferecem espaços de diálogo onde os alunos são escritores, leitores, pensadores. Os blogs ajudam a construir redes sociais e redes de saberes.
Segundo Pierre Lèvy (1998), a internet nos permite hoje criar uma inteligência coletiva, que é a capacidade de trocar idéias, compartilhar informações e interesses comuns, criando comunidades e estimulando conexões.
Para Vygostsky (1988), a interação social é a base do desenvolvimento do processo educacional. O conhecimento é construído ao longo da história social do homem, em sua relação com o mundo, através de mediações.
Paulo Freire (1996) também buscava fundamentar o ensino-aprendizagem em ambientes interativos através de recursos audiovisuais, reforçava o uso de tecnologias, principalmente o vídeo, a TV e a informática. Ele deixou claro, na sua teoria, a importância da comunicação no processo de construção do conhecimento e que este acontece em outros lugares além da escola. Segundo ele, escola deve ensinar a leitura de mundo, engajando-se nas questões sociais, para
que o aluno possa construir sua cidadania.

Um comentário:

Anônimo disse...

1) A importância da comunicação entre professor aluno
e essencial tanto para enserir o contexto educativo que aborda o ensino aprendizagem em conjunto com a tecnologia aos professores e a interação do individuo.
2)Cabe ao educador perceber as contribuições que o processo de produção da comunicação traz para o conhecimento, o desenvolvimento de valores e atitudes relativas aos fatos que nos interessam, o trabalho de equipe ea valorização da contribuiçãode cada educando.
3)autoritária: professores abertos, confiantes, processo de cooperação e mais facilitado.
paticipativo:pode haver em grupos menores, como de família, escolas, empresas, professor-aluno argumentativos e reflexivos de acordo com suas experiências e vivências.
4)e atraves da comunicação e informação que o individuo cresce, torna-se autonomo, e equilibrado de acordo com o seu cognitivo.
5)entretando,para nós professores, o desafio de transformar essa informação em conhecimento.O desafio encontrar meios que auxiliem nesse processo de educar para formar cidadãos com espirito critico, promovendoa iniciativa a responsabilidade ea auto-confiança,